OS 7 CONTINENTES

A teoria dos 7 continentes é aquela que mais separa cada faixa de terra, ela é muito usada na América do Sul para evidenciar os diferentes processos históricos de colonização. Sendo assim, temos que os seus 7 continentes são:

  • Ásia

A Ásia é o continente que possui o maior território do mundo, com uma área total de quase 45 milhões de km². Isso equivale a 1/3 de todas as terras concentradas nas mãos de 1 continente dentre 7. Por causa da sua grande extensão, o continente tem onze fusos horários. A Ásia também detém a maior quantidade de habitantes e, ao mesmo tempo, as maiores densidades demográficas. Aqui, cabe diferenciarmos 2 conceitos: populoso se defere a quantidade de pessoas, povoado se refere a quantidade de pessoas dentro de uma área específica (densidade demográfica). Existem países que possuem maior número de pessoas, porém, a sua área é tão grande que o número de indivíduos por metro quadrado é menor do que um país muito pequeno que tem menor população. No caso, a Ásia é o continente mais povoado e mais populoso ao mesmo tempo! Existe uma expressão “formigueiros humanos” para resumir isso. Os países China, Índia, Paquistão e Indochina abrigam mais pessoas do que todo o restante do planeta. Outra marca do continente Asiático é a sua cultura milenar dos ancestrais que se relacionavam com a natureza, também com uma arquitetura típica. A culinária é bem exótica em certos locais, porque foram alvos de governos socialistas durante a guerra fria e a revolução russa.

  • América

A América é o segundo maior continente do mundo, com área total de 42.550.000 km². A população total é estimada em 1,002 bilhão de habitantes, e esse continente ficou marcado como o Novo Mundo por ter sido colonizado pelos europeus. Esse continente é subdividido em três subcontinentes: América do Norte, América do Sul e América Central. Esse é um continente com muitos núcleos culturais diferentes, por isso é dividido. Ainda assim, os nativos desse continente também possuíam civilizações antigas cheias de mitos e habilidades primitivas, além de um conhecimento sobre a fauna e flora. Sem falar na biodiversidade do meio ambiente americano é uma das mais ricas do mundo. Alguns países ao sul desse continente formam o bloco econômico chamado de Mercosul, para facilitar o comércio e fortalecimento local diante dos outros territórios.

  • África

A África é o continente que possui a maior quantidade de etnias do Planeta Terra. É um dos mais antigos e acredita ter sido o berço da origem dos seres humanos. Por isso tem tantas tribos. Também é marcado por uma diversidade cultural de roupas, hábitos, línguas, cantigas e técnicas de caça muito vasta. A extensão territorial do continente africano é de 30.370.000 km² e sua população é de aproximadamente 1,216 bilhão de habitantes. Esse é o continente mais pobre do mundo devido a vários fatores: sofreram uma colonização e imeperalismo intensificados, foram alvos de governos socialista durante a guerra fria e do tráfego de negros para todo o mundo, além de a vida selvagem e a natureza de lá serem bem marcantes.

  • Antártida (Antártica)

A Antártida é o quarto maior continente do mundo em extensão territorial, e o território ocupável com instalações humanas é o país de nome Antártica. Sua área é de 14 milhões de km² de terra,coberta quase toda por gelo e neve. Ela está dividida entre várias áreas de influência de cada país do mundo, pois são polos de pesquisas e estudos científicos.

  • Europa

A Europa pode não ser o maior em território, mas com certeza é o maior em influência na história da humanidade. Seu território é de 10.180.000 km² e a população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes. Esse continente tem uma grande importância política, social e econômica em todas as épocas da humanidade, desde o Império Romano e Grego, até a Idade Média, os teóricos da Modernidade com Iluminismo, é o berço das escolas literárias, é a colonizadora dos territórios e também de onde surgiram as línguas mais faladas. Toda a civilização ocidental como conhecemos hoje deve às suas bases vindas da Europa e misturadas com as culturas locais.

  • Oceania

A Oceania é o menor continente, sendo marcado pela presença de ilhas. O maior país desse continente é a Austrália, que ocupa quase 90% do território. Sua extensão territorial é de 8.526.000 km. Em suas ilhas abriga um meio ambiente completamente diferente do resto do mundo, além de ter tribos locais bem exóticas. Os seus centros urbanos têm se tornado destaques nos avanços científicos.